sábado, 19 de janeiro de 2013

NOVO PASSEIO (parte 2)

Antes de mais nada, Marcírio... VALEU PELA FOTO! VALEU MESMO!

Para todos, decidi arrumar a moto (a mesma) e voltar sozinho em outubro para o moto encontro de Ushuaia, e vou participar não apenas da foto no cartel, mas tambem na foto tradicional do moto encontro! (depois decido exatamente como vai ser)

A MOTO:
Aos 3400 Km rodados o óleo deveria estar sujo e ruim, tanto que eu ia verificar e, certamente, trocar em Puerto San Julián, mas não deu tempo... por apenas 27 Km para chegar no destino do dia o motor começou um taca taca taca taca taca taca taca taca... que depois fiu saber que era o metal com metal, já estava indo pro saco!
Agora ela está na transportadora para B.Aires e vou busca-lá com a ajuda de algúm colega, com reboque, mas depois eu vejo isso.

Agora estou fazendo um BAITA passeio por Punta Arenas e amanhã saio para Rio Gallegos (ou apenas "Gallegos") para passar a noite e depois vou para El Calafate (ou apenas "Calafate"), encontrar o Marcirio e visitar o glaciar de Perito Moreno.

Passagem na fronteira do Chile... burocrática e demorada, sempre esteja pronto para demorar, principalmente numa sexta-feira ou similar durante a temporada.

Agora quero falar sobre onde estou...

PUNTA ARENAS

Para quem não sabe, Ushuaia é numa ilha, portanto a cidade CONTINENTAL mais austral do planeta é aqui, Punta Arenas. Ela não estava nos nossos planos e, por respeito ao pareiro de viagem eu havia riscado a passada por Punta Arenas do planejamento da rota, mas... tinha ficado com uma vontade tremenda de conhece-la e aqui estou!

Como é aqui... Aparentemente simples e sem montanhas em volta (apenas cerros) ela fica localizada no Estreito de Magalhães (Estrecho de Magallanes), ligado ao mesmo do barco/Nao/museu que tirei fotos na última vez, em P.San Julián. É este estreito que separa o continente (onde fica Punta Arenas, Chile) da grande ilha (onde fica Ushuaia, Argentina).

Aqui no café onde estou neste momento já ouvi alguns idiomas diferentes (além do espanhol... ingles, italiano, francês e um outro europeu que não consegui identificar de forma alguma). Alias, "el tono" (sotaque) dos chilenos é mais aberto, como o nosso português brasileiro e às vezes parecem que estão (...opa, acabei de ouvir algupem falando em alemão...) falando no meu idioma. Está sendo uma experiência fasciante, até porque eu sempre quis saber como era por estas bandas.

Como cidade ela parece pequena, e não deixa de ser, mas para os padrões patagônicos ela é bem grande. É toda com ruas boas, mesmo os bairros, onde passei num passeio num taxi "colectivo", que várias pessoas peguam juntas e tem itinerário predefinido, como as lotações de Poa. Pegueio esse taxi coletivo meio por acaso e estava indo para o lado inverso do meu, daĩ rendeu praticamente um tour pela cidade, com dicas e instruções ótimas do taxista (pena que eu estava sem a câmera nessa hora). Aqui tem 130 mil habitantes e 30 mil turistas por dia durante o verão.

Mas tirei fotos de várias coisas e lugares. Observem que as casas são com janelas grandes e bem iluminadas, por causa do inverno pesado daqui. Há cores vivas em vários pontos da cidade e a cor da água é única. É um oasis no fim da Patagônia continental.

Há! O dinheiro tem MUITOS zeros. Uma simples água mineral custa 1000 pesos chilenos (cerca de R$ 4,25). E a cidade é cara, não mais que outras, mas não é barata. Inclusive dei sorte de ser enviado para um hostal que me cobrou apenas 15000 por dia (cerca de R$ 64, para casal seria 25000).  Perguntei num hotel bom e lá custa 75000 por dia um quarto single (uns R$ 318). Então cheguem aqui (se vierem) e saquem imediatamente uns 100.000 pesos, só para começar (no meu caso vai quase dar, pois volto em seguida).

SAQUES/EXTRACIONES em Punta Arenas: Com cartão VISA crédito se saca na rede BBVA, que tem um Caixa Automático (Cajero) numa farmácia a meia quadra da praça. Com cartão de Caja Ahorro do Banco República (BROU) se saca mais fácil no banco da esquina da praça.

SAQUES/EXTRACIONES na Argentina: Tanto VISA crédito quanto Caja Ahorro BROU se saca no Bando Nación (BROU funciona pela rede Link na Argentina, como se estivesse em casa).

Estes saques são sempre em MOEDA LOCAL.

Há! No hostal  aproveitei para deixar a roupa para lavar, pois é o primeiro dia inteiro que passo em algum lugar e não aguantava mais lavar peças soltas na hora do banho, pois demoravam para secar, mesmo na moto com o vento.

Os Pontos Turísticos da cidade são: O Cemitério, com suas árvores muito bem cuidadas; el monumento al ovejero e o mirante (2 a 3 horas dá conta disso, a pé, pois são perto).
Agora só falta ver a Zona Franca, o que não sei se vou fazer, pois já temos os Free-Shops em casa, na nossa fronteira. Já os passeios não vou querer fazer... ver campo e animais já é comum para nós do pampa. Também optei por não ir a Puerto Natal, pois demanda um dia inteiro, está a 3 horas daqui (distância normal na patagônia).

PROXIMOS PASSOS (passagens já compradas):
R.Gallegos -> P.Apenas / dia 18 / 13h-18h (partida-chegada) (este já fiz)
P.Arenas -> R.Gallegos / dia 20 / 11h-15h30
R.Gallegos -> El Calafate / dia 21 / 12h-16h30
El Calafate -> R.Gallegos / dia 23 / 12h-16h30
R.Gallegos -> B.Aires / dia 23 / 20h35 (chega no 25 às 8h20)
Falta comprar de B.Aires para Rivera, talvez direto, talvez por "tramos" (trechos), mas aí já vou estar quase "em casa", sem problemas. Nos próximos dias vejo isso. Por internet e telefone se resolve muita coisa.

MI ESPAÑOL: Está cada vez mejor  (lo que no és difícil) y más completo con cosas locales, como el "cachito" de la patagônia argentina (un cachito = un ratito o un poquito). Pero no me entendi mucho com los paraguayos, comunes en patagônia chilena, como trabajadores. Ya com los chilenos me entiendo bien, a no ser quando usan la mescla con el dialeto indígena local (mismo problema de los paraguayos).

FOTOS
(Para ver todas CLIQUE AQUI.)

Passagens compradas...

Entrada no Chile...

Por incrível que parece isto é num cemitério:

Por do sol às 21h25 no norário local (seriam 22h25 no horário de verão). Segundo um atendente de hotel, só escurece mesmo das 2h30 às 4h30 da madrugada. No resto fica sempre um leve luz azulada no céu, o que não fui capaz de captar com minha câmera pequena.